sábado, 14 de agosto de 2010

No Piauí boa parte dos moradores não sabe em que município vive.

A coleta de dados para o Censo 2010 está de vento e popa em todo o país, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, no Piauí, mais precisamente em algumas regiões da zona Rural, os recenseadores estão enfrentando certas dificuldades. Segundo eles, boa parte dos moradores não sabe em que município vive.
Um exemplo claro está sendo presenciado no município de Nazária, distante 35 km de Teresina. Criado há menos de três anos, inclusive com o primeiro prefeito eleito apenas em 2008, a cidade fica na microregião deTeresina, e antesera zona rural da capital piauiense. O IBGE escalou nove recenseadores para o primeiro censo demográfico no município.

Para o recenseador Dionísio Neto, a meta é visitar pelo menos dez casas por dia. A aplicação do questionário dura uma média de 20 minutos. São perguntas sobre a situação do domicilio e as condições da família. “É importante contribuir com o meu município, com o meu Estado e com o meu país para poder coletar essas informações e saber a realidade das pessoas que vivem nessa localidade”, disse Dionísio, a canal de TV local.

Mas nem sempre a vida do recenseador é tão simples. Na zona rural do novo município só com uso de mapas e GPS para não se perder. Num mesmo ponto ocorre o encontro de quatro municípios: Teresina, Nazaria, Palmeirais e Curralinhos. A confusão é tanta que metade dos moradores não sabe qual município vive. O trabalho de coleta de dados do censo deve terminar em outubro.

O agricultor Emílio Santos mora no povoado Cajueiro. Para ele, é município de Teresina. No Piauí, há pelo menos 15 áreas na mesma situação. O IBGE trabalha para evitar erros no resultado final do censo. “Esse é um dos motivos pelos quais estamos visitando as áreas onde tem essa dificuldade de identificação até para a gente conscientizar a população de onde, de fato, cada domicílio está instalado”, concluiu o recenseador.
Fonte:  Política Real, com edição de Genésio Junior)