sábado, 7 de agosto de 2010

JVC virá a Campo Maior na segunda cumprimentar feirantes

JVC concorre ao Governo do Estado

O candidato ao Governo do Estado pelo PTB, João Vicente Claudino visitará Campo Maior na segunda-feira. A visita acontecerá em um dos dias de maior movimento na cidade, pela entrada de pessoas da região circunvizinha e do interior que se abastecem na terra dos carnaubais. A segunda-feira é considerada o dia da feira no município.

A visita do senador a Campo Maior é coordenada pelo vereador Edvaldo Lima (PTB), presidente da Câmara e do vice-prefeito de Campo Maior, também do Partido Trabalhista. Comerciantes locais que apóiam JVC na disputa pelo Governo do Estado já se preparam para participarem da caminhada.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Luiz Gonzaga será homenageado durante o aniversário de Teresina



A Prefeitura de Teresina vai promover nessa sexta-feira,06, a II Procissão das Sanfonas a partir das 16 horas. O evento que tomará o Centro de Teresina é uma promoção da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Em meio às comemorações do aniversário da cidade, uma trupe de sanfoneiros deixará da Praça Saraiva em direção à Praça Rio Branco. Deverão ser muitos sanfoneiros, garante a assessoria de comunicação da PMT

Um caminhão com trinta dos bons, resfolegando clássicos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, em homenagem à nossa Chapada do Corisco, contando ainda com a participação de Lari Salles como a Rainha do Rádio. É isso o que os teresinenses, gonzagueanos ou não podem esperar da procissão musical que vai subir pelo calçadão da Rua Simplício Mendes até chegar à Praça Rio Branco, onde será realizado o Concerto Sanfônico para os 158 anos de Teresina.

Ao contrário do ano passado, o percurso da procissão em 2010 se concentrará no Centro de Teresina, bem no horário comercial, com o intuito nobre de contemplar um número maior de pessoas, de acordo com Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da Monsenhor Chaves. “No Centro comercial da cidade podemos encontrar representantes de todos os cantos de Teresina, motivo pelo qual a Procissão das Sanfonas este ano acontece no calçadão da Simplício Mendes”, frisa.

Ainda segundo Vagner, a II Procissão das Sanfonas 2010 – Ano Mestre Beija (grande representante da música tocada em sanfona e divulgador da cultura nordestina no Piauí) promete ser uma grande celebração do baião numa festa inteiramente voltada para a nossa capital. “Estamos preparando um caminhão de romeiros especialmente ornamentado para homenagear os 158 anos de Teresina e lembrar os 21 anos de saudade do Gonzagão”, antecipa Vagner.

Se depender da empolgação dos sanfoneiros e sua veneração pelo instrumento musical que lhes é característico, a procissão tem tudo para contagiar o fim de tarde daqueles que se encontrarem no centro da cidade. Os menestréis da sanfona certamente tornarão atípica a sexta-feira no comércio, geralmente marcada pela labuta diária sob o sol do equador e dos jingles anunciando os produtos em trânsito no atacado e no varejo. Nada melhor do que quebrar a rotina ao som de uma boa música.

Também chamado de acordeão ou até mesmo gaita, a sanfona é um instrumento musical aerófono, no qual o som é produzido pela vibração do ar sem a necessidade de cordas ou membranas. Sua composição inclui um fole, um diapasão (instrumento metálico em forma de forquilha) e duas caixas de madeira. Sua origem remonta a tempos antigos, bem antes do rei Luiz Gonzaga e do próprio baião.







( da redação com informações de assessoria)

Wilson Martins tem quase metade dos apoios formais de prefeitos no Piauí; Silvio, líder nas pesquisas, tem palanque em apenas 31 cidades

JVC teria 86 palanques nos municípios

(Teresina-PI, 04/08/2010) Um raio “X” dos palanques políticos no interior do Piauí mostra que o governador Wilson Martins (PSB), candidato a reeleição, conta com o apoio declarado de quase a metade dos prefeitos piauienses. São exatos 105 gestores municipais que já declararam votar e montar palanque na cidade para o socialista. Wilson aparece na segunda posição nas pesquisas de intenção de voto no Estado.

Logo após, aparece o senador João Vicente Claudino (PTB), que a terceira posição nas pesquisas eleitorais. O petebista conta com 86 palanques oficiais no Piauí, desses mais de 70 são de prefeitos do seu próprio partido, ou seja, adesão neste caso é mais partidária. Ao contrário do que acontece com Wilson, que das 105 Prefeituras que o apóiam, somente 58 são do PSB. O restante é de siglas partidárias aliadas, ou de partidos da oposição como o PSDB, de José de Freitas.

Já o líder das intenções de votos no Piauí, segundo as pesquisas eleitorais, Silvio Mendes (PSDB) tem o apoio declarado de apenas 31 cidades no Estado. Mesmo assim, Silvio lidera em várias regiões do Piauí, onde as prefeituras são comandadas por partidos governistas ou de aliados ao PTB. Mas, segundo os especialistas, a capilaridade dos candidatos está estreitamente ligada com o alcance dos votos nas regiões mais distantes do Estado, em campanhas majoritárias.

“É um ponto que tem que ser levado em consideração, inclusive, em relação à subida do Wilson na última pesquisa”, disse o cientista político Cléber de Deus, em entrevista a imprensa local. Entretanto, nem sempre essa transferência de apoio é automática, como explica de Deus. “Não é apenas o apoio que determina a transferência. O eleitor tem cada vez mais autonomia em relação na hora de escolher seu candidato”, explicou.

A relação entre palanques e partidos coligados também é proporcional. A coligação “Por um Piauí Melhor”, possui o maior número de partidos: PSB, PMDB, PT, PR, PC do B, PRB, PRP, PTN, seguida pela coligação “Por um Piauí Novo”, formada pelo PTB, PDT, PP, PRTB, PTdoB, PTC e PH e pela “Força do Povo”, composta pelo DEM, PPS, PSC e PSDB. Mas, tem muito prefeito que é de um partido e apóia outra coligação. As inormações foram colhidas junto a Associação Piauense dos Municípios (APPM).
( Por João Henrique Bezerra, especial para a Política Real, com edição de Genésio Junior)
 
Fonte: http://www.políticareal.com.br/

Conselho Nacional do Ministério Público apura "sumiço" de processo contra deputado Assis Carvalho


ex- secretário disse que não tem nada a temer...

"Você está me passando a informação agora e eu vou verificar onde está o processo", garantiu o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público Sandro Neis.

O GP1 publicou no último dia 29 denúncia de um processo criminal contra o deputado estadual, Assis Carvalho (PT), que segundo o site do Tribunal de Justiça do Piauí, está parado há mais dois anos e quatro meses na Procuradoria de Justiça do Piauí.

No processo, que tramita na 1ª Vara Criminal de Teresina, sob o nº. 73692008, Assis Carvalho é acusado de crime de estelionato, definido pelo artigo 171 do Código Penal como: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento".

O processo foi distribuído no dia 15 de abril de 2008. No mesmo dia o juiz titular da 1ª Vara Criminal proferiu despacho para que a Procuradoria Geral de Justiça, na época, emitisse parecer sobre a tramitação do feito, já que Assis Carvalho é detentor de foro privilegiado e deve ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Fonte: GP1

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Campo Maior: vereadores retornam às sessões na quinta



O Poder Legislativo Municipal de Campo Maior retorna na quinta-feira, 05, suas atividades legislativas. A sessão, segundo informou o presidente da Casa, o vereador Edvaldo Lima, acontecerá por volta das 19h30. Esta semana todos os parlamentares receberam ofício os convocando para o ato. Não foi definida nenhuma pauta específica.

Segundo o vereador Ribinha (foto) cada vereador levará algum requerimento para apresentar no retorno à Casa. Ele disse que pretende levantar o debate pela inclusão dos jovens nas principais discussões de interesses do município.

“Os jovens têm estado à margem das discussões, eles precisam participar mais, dar suas opiniões, levantar idéias”, destacou o parlamentar. O vereador Ribinha defende que os jovens ajudem a apontar alternativas para eles em diferentes setores. Á exemplo de outros vereadores mesmo com o recesso parlamentar que durou um mês, tendo iniciado por ocasião do festejo religioso, vez por outro os parlamentares recebiam populares em seus gabinetes.

Força Tarefa Especial investiga morte do empresário Demar

Está em Campo Maior a Força Tarefa Especial para investigar crimes de repercussão ocorridos nos últimos dois anos na cidade. Além dos constantes crimes, o coordenador da Força Tarefa no Piauí, o delegado Evaldo Farias, que está no município com toda a sua equipe, pretende desbaratar através de investigações outros casos.


Delegado Evaldo Fasias

Foto: Valdamir Alvarenga

Um dos inquéritos que a FTE já assumiu é o da morte do empresário Demar. Embora as investigações corram em sigilo, o delegado antecipou que a tese de investigação é a famosa “Operação Sapatinho”, tratar-se das saidinhas de banco. Ele acredita que o empresário tenha entrado no banco e alguém no interior o observava, passando informações para quem estava do lado de fora “ou pessoas próximas tenha passado a informação de que ele iria ao banco sacar dinheiro”, destacou.

Por enquanto, o inquérito ainda está dentro do prazo de 30 dias para ser esclarecido e repassado à Justiça. Além do caso do empresário serão investigados também crimes como o do moto taxista Gervásio, outro mistério para a população e para a polícia que ainda não conseguiu botar as mãos nos assassinos e esclarecer os reais motivos da morte.

O delegado Farias agora pela manhã foi ao Fórum de Campo Maior juntamente com o delegado Regional Luís Carlos para visitar os juízes Edson e Williams, os promotores de Justiça Cesário e Nivaldo Ribeiro. Ele conversou também com uma das duas defensoras pública, a defensora Patrícia, para comunicar das investigações que pretende fazer para esclarecer os crimes e promover a segurança no município. Ele disse que vai trabalhar em parceria com estas autoridades.